O Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde – CONTACS

Entidade de orientação e representação dos Profissionais ACS/TACS do Brasil, criado em 17 de dezembro de 2013, publicado no D.O.U, Seção 3, pagina nº 236, de 05/12/2013 e no D.O.U, Seção 3, pagina nº 153, de 14/07/2015, com jurisdição em todo o Território Nacional, e os Conselhos Regionais de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde terá sede e foro na capital do Estado ou de um dos Estados de sua jurisdição, a critério do CONTACS. São entidades criados com base nas Leis vigentes, organizados de forma federativa como Sistema CONTACS/CORTACS. Com sua Sede provisória na Rua da Republica nº 288, 1º Andar – Centro – CEP. 58.010-180 – João Pessoa – PB.    

DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO ACS/TACS

O exercício da profissão de Agente Comunitários de Saúde/Técnico em Agente Comunitário de Saúde requer do profissional compromisso, responsabilidade e competência, prevalecendo a Ética a técnica da profissão, sem discriminação de cor, raça e religião. Tudo em benefício da população brasileira, principalmente das mais carentes.
Habilitado para exercer a profissão de ACS/TACS, o Agente de Saúde receberá Carteira Oficial expedida pelo CONTACS. Os profissionais ACS/TACS estarão executando as suas atividades profissionais com base nas Leis vigentes da categoria. Os ACS/TACS vêm procurando aperfeiçoar seu perfil profissional cada vez mais para melhor atender as comunidades do nosso Brasil.

Cumprindo o ACS/TACS na integra o Código de Ética Profissional, e procurando está a todo o momento conscientizado do dever como profissional, e respeitando em primeiro lugar a DEUS, a sua Pátria, a Sociedade e seus colegas ACS/TACS, assim, como considerar a profissão e sua técnica como o mais alto título de honra, não praticando e nem permitindo à prática de atos que comprometam a sua dignidade.
Com responsabilidade e compromisso a sociedade e a nação reconhecerá que em nosso meio existe, ordem, justiça, disciplina e progresso, onde nosso Regulamento Geral é o Código de Ética Profissional, que é sumamente cumprido dentro do mais alto padrão de justiça e disciplina.

Abraçando o Agente de Saúde está importante profissão, reconhece o dever de respeitar, cumprir e ajudar na fiscalização dos deveres. Assim estará participando das atividades da Entidade, e nos tornaremos cada vez mais forte para o benefício da nossa classe. Assim a comunidade, a nação e as autoridades constituídas saberão que em nosso meio existe a Ordem e Justiça e a organização.

O Agente Comunitário de Saúde/Técnico em Agente Comunitário de Saúde tem ciência e consciência que não usará a sua profissão para fins de atos irregulares e nem desrespeitar os direitos individuais.