Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Agente Comunitário de Saúde – Curso, Vagas e Inscrições

O Governo Federal, através do Pronatec, tem se empenhado na oferta de vagas para cursos técnicos gratuitos em diversas áreas do mercado de trabalho. Entre as possibilidades de formação, vale destacar o Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece oportunidades de educação profissional em todo o país. Além de trabalhar com o ensino técnico, a iniciativa também oferece cursos de curta duração, que, por sua vez, pertencem a modalidade de formação inicial e continuada.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec iniciou as suas atividades em 2011 e, desde então, não parou de contribuir com a capacitação dos trabalhadores brasileiros. O curso técnico em agente comunitário de saúde tem grande procura, inclusive por quem já trabalha nessa área e busca uma formação específica.

Sobre o curso de Agente Comunitário de Saúde

O curso de agente comunitário de saúde tem uma carga horária de 1200 horas e requer ensino médio completo. Ao longo desse período, os estudantes aprendem a atuar na promoção, prevenção e proteção da saúde.

Com aulas práticas e teóricas, o curso apresenta conhecimentos sobre diferentes assuntos, como políticas brasileiras de saúde, fases do ciclo vital, processos de saúde, situações de vulnerabilidade, informações e registros, territorialização e organização da atenção à saúde.

www.pronatec.pro.br

O agente comunitário de saúde, formado pelo Pronatec, tem condições de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviços em unidades básicas de atendimento. Esse profissional realiza diversas atividades, como visitar os domicílios, realizar o mapeamento, fazer o cadastramento de dados, encaminhar aos serviços de saúde, analisar as informações obtidas e atuar em campanhas de conscientização.

Em outras palavras, o agente tem como propósito promover a integração dos serviços básicos de saúde com a população. O salário varia conforme a região do país, sendo que a média nacional fica um pouco acima de 1 mil reais.

Onde fazer Curso Agente Comunitário de Saúde

O Pronatec tem habilitado profissionais para o cargo de agente de saúde pública graças à parceria estabelecida com instituições particulares de ensino. Entre elas, estão: UNIP, UNIT, FAMA, Pitágoras, Anhanguera, UNIC e UNIRONDON. Os institutos federais também costumam disponibilizar vagas para essa habilitação profissional.

Inscrições Curso Agente Comunitário de Saúde

Depois de um longo atraso no repasse de verba, o Pronatec 2015 finalmente abrirá novas vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil. A distribuição das oportunidades acontecerá através do Sisutec 2015, um sistema informatizado do Ministério da Educação que reúne todos os cursos e instituições participantes em um único ambiente virtual.

Todos os brasileiros podem se inscrever no Sisutec, desde que tenham participado do Enem 2014 e obtido nota diferente de zero na redação. O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio é o critério adotado para fazer a distribuição das vagas.

www.pronatec.pro.br

Técnico em Agente Comunitário de Saúde é apenas um dos tantos cursos gratuitos que podem ser encontrados no ambiente do Sisutec cursos. Nesse ano de 2015, o período de inscrições se estende de 5 a 8 de maio. As pessoas interessadas em participar devem acessar o site e usar as informações cadastrais do Enem para efetuar a inscrição.

A classificação do Sisutec é realizada de forma automática, considerando os candidatos com as melhores notas. A primeira lista de classificados será publicada no dia 13 de maio. O sistema também realizará uma segunda chamada, que, por sua vez, será divulgada no dia 22 de maio.

Em um terceiro momento do processo seletivo unificado, o Sisutec vai disponibilizar as vagas remanescentes. Os interessados devem se inscrever entre os dias 2 e 16 de junho. Nesse caso, não é preciso ter feito o Enem para se candidatar a uma oportunidade.

FONTE: PRONATEC – acesse:http://pronatec.pro.br/tecnico-em-agente-comunitario-de-saude/